O espírito feminino e a cultura popular: homenagem à Carolina Maria de Jesus e escritoras da Comissão Mineira de Folclore

 O espírito feminino e a cultura popular: 

Homenagem à Carolina Maria de Jesus e escritoras da Comissão Mineira de Folclore

No Evento "Encontro de Folclore do ano passado, as alunas do curso de Oratória, apresentaram a visão da cultura popular da cidade, em uma Roda de Conversa. 

Mas houve para mim um momento mágico:

Após a apresentação feira por Vera  do livro "Quarto de despejo" de Carolina Maria de Jesus, o professor José Moreira de Souza me emocionou dizendo: 

MOREIRA: A Carolina, mesmo negra, pobre e tendo aprendido a ler com o livros-lixo que as pessoas descartavam, provou que todos nós podemos escrever, registrar nossos pensamentos, memórias e histórias. Ela fez! Mesmo em um ambiente de alta-exclusão. 


Vera- aluna do curso de Oratória


Sempre achei essa "coisa" de escrever muita fina. A escrita de uma mulher então, mais ainda. 

Também acho muito elegante homenagear mulheres escritoras.

Quero homenagear a três mulheres escritoras da Comissão Mineira de Folclore. Quero deixar claro que não as conheço pessoalmente. O portador dos livros que me foram trazidos para vender pela Escola Portátil de Oratória foi o Marcus.




Acima, os três títulos que me chegaram, por enquanto. 

  • Águeda Moraes de Carvalhaes e Kallas: "Expressividade mineira na dança folclórica
  • Kátia Kupertino: Nas entrelinhas da expressão - A dança folclórica Lundu
  • Maria Agripina Neves: Segredos e mistérios da arte de partejar - Um estudo do trabalho das parteiras em Ouro Preto (1935-1990)
Muito gratificante ver mulheres produzindo literatura, pesquisas e memórias...


Comentários