O mestre Japonês e a xícara de chá! Conversas sobre Prosperidade, Sacrifício e Vácuo ( Shigueru Watanabe)

O mestre Japonês e a xícara de chá! 

Conversas sobre Prosperidade, Sacrifício e Vácuo

( Shigueru Watanabe)


Fonte: https://www.pensador.com/frase/NTI1Mjc0/

E então? Você já esvaziou a sua xícara para deixar a vida nova chegar?

Vamos a mais uma conversa via whatsapp com Shigueru Watanabe.

TÂNIA: Olá Shigueru! Estava ontem assistindo ao Bob Proctor e vi que ele falou sobre a lei do sacrifício. O que acha dessa lei?

SHIGUERU: Ei Tânia! Uma linda semana para você! Vamos lá! "A lei do sacrifício é importante praticamente em tudo, não é? E dentro do sacrifício tem um princípio da prosperidade: é o que mais para mim faz muito sentido "o vácuo". O que é o vácuo da prosperidade? Para você obter algo você tem que abrir um espaço. Não adianta querer se você não abrir espaço, liberar. Para você adquirir um bem, ter algo grande, você tem de abrir mão de alguma coisa pra receber. É incrível, fantástico. Quando eu entendi esse princípio muita coisa fez sentido para mim. E aí vem uma  filosofia japonesa que é a da "Xícara cheia". O mestre dizia para o seu discípulo: Esvazie a xícara!"

Aproveito e trago a lenda para você: 


O Mestre Chinês e a Xícara de Chá

Muitas pessoas conhecem a história de Nan-in, um mestre zen chinês que viveu na era Meiji (1868-1912). Um dia, um professor universitário foi visitá-lo. Ele estava intrigado com a influência que esse mestre exercia nos jovens e da forma como era admirado por sua sabedoria, sensatez, prudência e simplicidade.

Este professor era interessado no Zen Budismo e já havia lido muitos livros a respeito. Durante a conversa, o professor interrompia o mestre com frequência para impor suas convicções, mostrando sua incapacidade de ouvir e aprender as sábias lições que o mestre Nan-in tentava passar através de sua experiência.

Neste momento, o mestre ofereceu-lhe um chá e o serviu com toda calma desse mundo. E mesmo após a xícara estar cheia, o mestre continuou derramando o chá sobre a xícara. O professor não se conteve: “Por acaso, não percebeu que a xícara está completamente cheia e que já não cabe mais nenhuma gota?”

O mestre então, parou de derramar o chá sobre a xícara e disse calmamente: “Assim como esta xícara, o senhor está cheio de opiniões e conceitos pré-estabelecidos. Desta forma, como poderia entrar um novo ensinamento? Como poderei dar-lhe novas ideias e perspectivas, se você não tem espaço pra elas?”

Em seguida, o mestre fez uma pausa por um breve momento e disse-lhe com olhar compreensivo, porém firme: “Se você realmente busca ter conhecimento constante, então tem que esvaziar sempre a sua xícara”. O aluno olhou o mestre perplexo e só então percebeu a veracidade que havia naquelas sábias palavras.

E aí? Preparado para esvaziar sua xícara? 😉

Fonte: https://www.japaoemfoco.com/esvazie-sua-xicara-filosofia-zen/ consulta em 06/10/2020




Comentários