Analogias: "Bugs" ou "erro do sistema"? Formação do professor brasileiro em TICs (Parte 2 ) Conversas com Nivaldo Ferreira dos Santos

 

Analogias: "Bugs" ou "erro do sistema"? 

Formação do professor brasileiro em TICs

 (Parte 2 ) 

 Conversas com Nivaldo Ferreira dos Santos



Podemos fazer uma analogia entre o termo "bug" da área de tecnologia com outra expressão: "a falha é do sistema",  quando nos referimos à gestão pública das últimas décadas. 

Nesta postagem, temos as consequências de escolhas políticas equivocadas para a educação e referências de bons blogs e livros. Instrua-se!

Tive de contar, como na parte 1, com a ajuda de um Cientista da Computação e Mestre em Administração Pública: Nivaldo Ferreira dos Santos. Ele matou a charada fazendo um recorte narrando seu testemunho dessa transição digital dos últimos 30 anos. 

A pergunta que fiz para ele foi, em outras palavras, em que deu errado a formação do professor no final do século XX, início do século XXI que está causando este sofrimento na adaptação às aulas remotas, no contexto da pandemia?

Veja como Nivaldo descreve a... digamos.... mosca na sopa" encontrada nas políticas públicas de educação:

Em relação às tecnologias da informação (atualmente inseridas no conceito de "tecnologias da informação e comunicação"), é importante lembrar/registrar também que até o início da década de 1990 o Brasil tinha uma política de "reserva de mercado" criada com a justificativa de desenvolver a tecnologia nacional, que acabou reforçando o "atraso tecnológico" já existente historicamente em relação aos "países do Primeiro Mundo". Ou seja: no final do século XX o Brasil estava "atrasado" vários anos (talvez décadas) em relação aos países considerados mais avançados no que diz respeito às tecnologias da informação.

Então, traduzido a palavra  "bug" quer dizer "mosca".  E a origem do termo, segundo Mirella Stivani, do canal TechTudo, publicado em 21/01/2019 é a seguinte: 

"A palavra inglesa bug significa literalmente "inseto". Não se sabe ao certo qual é a origem do termo para designar falhas em softwares e hardwares, mas a explicação mais aceita relata um erro que ocorreu, 9 de setembro de 1947, no computador Mark II, operado pela Marinha dos Estados Unidos.

O operador William Burke encontrou dentro da máquina uma mariposa que estava presa entre os fios, causando uma falha no funcionamento do computador. Depois, ele relatou em seu diário de bordo um caso real de "inseto (bug) sendo encontrado". A partir do acontecimento, a definição acabou sendo adotada no vocabulário de tecnologia e informática." Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/01/o-que-e-bug-entenda-a-origem-da-palavra-e-conheca-exemplos.ghtml em 18/10/2020. 

E o que isso tem a ver com o assunto? Os grandes estadistas só fazem "reserva de mercado" quando investem o suficiente na formação de cientistas de todas as áreas para confrontar com os desafios de uma gestão correta e sustentável. Do contrário, é só e péssima política de governo. 

"Estado é o poder público soberano, impessoal, estável, permanente e deve sempre servir à população. Governo é controle momentâneo do poder e, infelizmente, nem sempre está a serviço dos interesses da sociedade (muitas vezes está ali para atender aos interesses de determinados grupos de poder econômico, político ou financeiro)."https://appsindicato.org.br/qual-a-diferenca-entre-governo-e-estado-e-entre-servidores-e-indicados-politicos/


 Todo sistema está sujeito a falhas e estas devem ser corrigidas ou minimizadas em tempo, implementadas por uma equipe de profissionais capacitados, de alta competência. 

Uma ação tem  de levar em consideração a formação de uma equipe de profissionais capazes de detectá-los e, para não causar danos maiores ou prejuízo na formação de uma nação, investir e garantir um ambiente que valorize , correto? Bom, quando trata-se de tecnologia sim, é correto. Mas no caso de políticas públicas de governo, a estratégia não é válida.

Continuamos com Nivaldo:

"(...) Voltando novamente à questão colocada inicialmente, é possível deduzir, sim, e afirmar sem sombra de dúvida que os modelos de gestão e as técnicas pedagógicas/educacionais deveriam ter evoluído muito mais e grande parte das decisões tomadas de forma precária há 20 ou 30 anos atrás se reflete nos dias atuais, com professores, famílias e sociedades (como a nossa) sofrendo por causa da falta (ou do atraso na implantação) de estruturas, formação e acesso adequado para uso das tecnologias de informação e comunicação, tão essenciais nas sociedades modernas.


E não nos faltaram alertas e fontes de informação e pesquisa - como exemplo, lembro de uma série de discussões que desenvolvemos nos primeiros anos do século XXI, por meio de parceria entre professores da Funcesi e da FUNCEC (Fundação Comunitária Educacional e Cultural), de João Monlevade/MG (com destaque especial para ao Professor José Teófilo de Carvalho, que desenvolveu naquela época sua dissertação de mestrado em "Educação Tecnológica"), nas quais usamos como uma das nossas referências o "Livro Verde - Sociedade da Informação no Brasil", de 2000, elaborado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (disponível em https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-69536/sociedade-da-informacao-no-brasil---livro-verde).

Deixo como sugestão também o livro "Informática na Educação - Professor na Atualidade", edição de 1998, Sanmya Feitosa Tajra - Editora Érica. Nesse livro são apresentadas de forma muito clara as discussões que estavam em andamento nas universidades brasileiras naquele momento, mas que infelizmente não foram desenvolvidas da melhor forma pelas nossas instituições político-administrativas, em especial pelo Ministério da Educação e pelas secretarias estaduais e municipais de Educação, sabe-se lá direcionadas por quais interesses e/ou influências..."

Gratidão, Nivaldo!

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